Quando se fala em fotografia para cinema no Brasil, o primeiro nome que vem é de Walter Carvalho. Um dos diretores de fotografia mais atuantes do audiovisual brasileiro, Walter é requisitado tanto para produções cinematográficas quanto televisivas. São mais de 35 anos dedicados a fotografia cinematográfica.
Nesse período, assinou a direção de fotografia de mais de 70 produções, entre longas e curtas-metragens, minisséries, programas de TV e telefilmes.
Trabalhou com diretores como Julio Bressane, Roberto Farias, Walter Salles Jr, João Moreira Salles, Sandra Werneck, Ruy Guerra, Claudio Assis, Karim Aïnouz, Luiz Fernando Carvalho, entre outros. Walter foi o braço direito destes realizadores em todos os filmes que trabalhou. Começou com o irmão Vladimir Carvalho, remanescentes do Cinema Novo, trabalhou com nomes surgidos nos anos 80 e ganhou grande destaque a partir da Retomada.
Mesmo com 7,5 graus de miopia, ele consegue encantar o espectador com uma luz que emociona e chama a atenção. Ele não se limitou a apenas assinar a fotografia dos filmes. Walter também dirigiu seus próprios filmes como “Raul – O Início, o Fim e o Meio”, “Budapeste”, “Moacir Arte Bruta” e “MAM SOS”, além de assinar a codireção das produções “Cazuza – O Tempo Não Para” e “Janela da Alma”.
A mostra A Luz (Imagem) de Walter Carvalho irá reunir de uma só vez os trabalhos de maior destaque desse paraibano que ilumina as telas brasileiras há mais de 35 anos. Serão apresentadas ao público do Distrito Federal mais de 20 produções, incluindo seus longas como diretor. A curadoria incluiu trabalhos de Walter Carvalho com cineastas de gerações das mais diversas. Além daqueles nos quais dividiu o set de filmagem com o irmão Vladimir Carvalho e com o filho Lula Carvalho.
A CAIXA Cultural ao selecionar este projeto oferece ao público de Brasília a oportunidade de conferir de uma só vez os principais trabalhos de Walter Carvalho e com isso não só analisar sua evolução como profissional, mas também se encantar com as várias formas encontradas por ele para iluminar um filme, para encontrar a luz perfeita para uma determinada história. Seja ela de curta ou longa duração, uma ficção ou um documentário. Para a tela grande do cinema ou a tela pequena da televisão.
A vida profissional de Walter Carvalho é feita de encontros. Fomos descobrindo isso pouco a pouco à medida que conversávamos com ele e com os muitos profissionais com os quais Walter compartilhou os diversos sets por onde passou.
Escolhemos, portanto, reunir textos sobre o seu trabalho sob a lógica do encontro. Dos afetivos, dos artísticos e dos críticos. Fizemos uma tímida divisão entre a ficção, o documentário e a televisão, mas, na verdade, tudo se mistura. Porque Walter circula pelos territórios, seja como fotógrafo ou diretor, encontrando e reencontrando parceiros. Alguns deles estão aqui publicados. Outros distantes, envolvidos em filmagens não tiveram tempo para palavras, mas estão presentes nas imagens — a linguagem que conhecem melhor. A mostra A Luz (Imagem) de Walter Carvalho será uma aula de história do cinema brasileiro nos últimos anos, englobando aqui não só a evolução da fotografia, mas também da narrativa e dos meios de produção.
Breno Lira Gomes & Carla Barbosa
Curadores
Informações e Serviço
R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia)
CAIXA Cultural Brasília | Teatro da CAIXA
SBS, Quadra 4, Lotes 3/4 – Brasília – DF
Edifício anexo à matriz da CAIXA
Tel.: 61 23206-9448 / 61 3206-6456 – www.caixa.gov.br/caixacultural










